Desenvolvimento do transtorno de compulsão alimentar no período acadêmico e a contribuição do profissional de enfermagem.

Autores

  • Carolina Gonsaga de Lima Unifama
  • Edimara da Silva Novais
  • Ederson Flávio Wittes

Resumo

O tema apresentado aborda sobre o transtorno alimentar, especialmente o transtorno compulsivo alimentar, destacando sua conceptualização, as sintomatologias, os critérios diagnósticos e a contribuição da enfermagem para o tratamento. Diante disso, o objetivo do estudo foi analisar e apresentar informações relacionadas ao desencadeamento do TCA durante o período acadêmico. Assim, a metodologia é constituída por uma revisão bibliográfica, onde foram utilizados materiais selecionados e pesquisados em vias eletrônicas, ambos publicados entre os 2013 e 2020, em língua portuguesa. Tendo em vista os resultados encontrados relacionados ao TCA, o presente transtorno é compreendido como um comportamento alimentar disfuncional, decorrente da alteração cognitiva, onde o indivíduo ingere compulsivamente o alimento em curtos períodos de tempo, sendo considerado superior ao normal, isso ocorre pela necessidade de comer mesmo quando não sente fome, apenas para minimizar as emoções/cognição que são manifestadas de maneira distorcidas. Portanto, para o tratamento destaca-se a sistematização da assistência de enfermagem nos casos diagnósticos do TCA, englobando o cuidado, qualidade e segurança no atendimento ao indivíduo através do gerenciamento na dispensação ou administração dos medicamentos, supervisão após a alimentação, fortalecimento das relações, bem-estar e autocuidado, além da elaboração adequada do cronograma de intervenção profissional, viabilizando o equilíbrio no processo nutritivo, físico e cognitivo. No entanto, conclui-se que o transtorno compulsivo alimentar desencadeado no período acadêmico, apresenta relações com o processo de adaptação as rotinas acadêmicas, bem como a conciliação com as demais áreas da vida.

 

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Publicado

11/02/2024